Facebook lança nova ferramenta de buscas

06/02/2018

Há poucas horas em Menlo Park, no Vale do Silício, aconteceu uma coletiva de imprensa do Facebook apresentada pelo próprio Mark Zuckerberg. Nela foi anunciada uma nova ferramenta de busca diferente das existentes, chamada de Graph Search - ou "busca social", como tem sido traduzido no Brasil.

Segundo Zuckerberg, a Graph Search e a busca convencional na Web são suas coisas diferentes. A segunda usa palavras chaves para apresentar os resultados. Já a nova forma se baseia em informações, como fotos, locas visitados e interesses dos seus contatos do Facebook para apresentar resultados mais relevantes e sociais. E material não vai faltar. A rede possui 1 milhões de usuários, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões até o momento.

Podemos dar como exemplo a para o mecanismo a busca por alguma cafeteria, por exemplo. O sistema irá buscar os locais onde seus contatos deram check-in e apresentará sugestões que levam estas informações em consideração. Isto valerá também para a pesquisa de imagens, músicas, entre outros interesses.


Alguns meios de comunicação tem dito que com isso o Facebook declara guerra ao Google. Acredito que não. Sem dúvidas há uma concorrência entre as duas empresas que fica mais acirrada agora, mas cada mecanismo tem um propósito diferente, a princípio. Esta é uma nova abordagem para as pesquisas na internet e isto é o ponto interessante da novidade. O usuário ganha mais uma ferramenta para conseguir resultados que melhor satisfaçam suas necessidades.

Os desenvolvedores ressaltaram que o sistema foi pensado e desenvolvido para respeitar a privacidade e o público de cada conteúdo, aliás.

A ferramenta está sendo lançada hoje para um pequeno grupo de pessoas. Além disso, somente na versão desktop e em inglês. Natural por ser um produto em lançamento. De acordo com a empresa, o serviço não recebe meios de para ser rentável, a princípio. Mas é algo que podemos ter certeza quem em determinado momento a companhia irá focar.